CLICK HERE FOR THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES »

terça-feira, 30 de outubro de 2007

O céu de Novembro


Com Júpiter já muito perto do horizonte ( a Sudoeste) logo ao principio das noites, será preciso esperar cerca de duas horas, após o ocaso, para que ( no lado oposto), surja outro planeta (Marte), que, esse sim, ficará visivel até ao nascer do Sol.
Quanto aos outros (observáveis á vista desarmada), só por volta das quatro da manhã ficarão bem visíveis Saturno e Vénus, enquanto Mercurio- que por nunca se afastar muito do Sol- só se avistará na segunda semana deste mês, por volta das 6 da manhã.
Quanto a estrelas e constelações, já não é possivel avistar Antares ( a estrela mais brilhante do Escorpião), pois toda a constelação está abaixo do horizonte, ao principo das noites, enquanto -no lado oposto- surgem já as caracteristicas " constelações de Inverno". O Touro, cm o notável "enxame aberto" designado por Plêiade, e um pouco mais para a esquerda, a quinta estrela mais brilhante de todo o céu, conhecida com o nome de Capela e que é a de maior brilho da constelação a que pertence, o Cocheiro.
Do lado Norte, só de lugares elevados e com horizontes desimpedidos será possivel ver a Ursa Maior, por, nesta época, se encontrar junto ao horizonte durante as primeiras horas da noite. Pelo contrário a Cassiopeia é visivel durante toda a noite, só se aproximando do horiznte- a Noroeste- já ás últimas horas da madrugada.

0 comentários: