CLICK HERE FOR THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES »

sexta-feira, 30 de novembro de 2007

O Céu de Dezembro


Com o decorrer dos dias e dos meses, a Terra tem vindo a ocupar posições relativas ao Sol que fazem com que ele se projecte na frente de estrelas que correspondem às constelações que ocupam a faixa do Zodíaco. POr isso torna-se impossivel avistar a constelação na qual o Sol se projecta, sendo apenas visível a que se encontrar à sua esquerda, se se olhar com atenção para a região do céu junto ao horizonte, no local em que o Sol acabou de se esconder. Assim, em Dezembro, é já difícil ver estrelas do Sagitário, sendo as do Capricórnio que se encontram junto ao horizonte, a Sudoeste.


Como Júpiter se projecta na constelação de Ofiuco (entre o Escorpião e o Sagitário), já não será porssível avistá-lo agora, tornando-se necessário esperar cerca de um mês para que volte a ser observável mas, então, de madrugada, quando se tiver "situado" à direita do Sol.


No entanto, iniciou-se já um longo período em que Marte será observável durante toda a noite. Situado a Norte de Orionte e apresentando-se actualmente no seu brilho máximo (por a distância entre a Terra e Marte ser agora das menores possíveis, apenas 88 milhões de quilómetros), o planeta vermelho brilha numa região do céu "rica" em estrelas de colorações notáveis.


Na véspera de Natal, a Lua "visitará" Marte, situando-se ligeiramente à sua esquerda, em plena Lua cheia.

quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Reflexão semanal


Durante esta semana temos estado a elaborar o relatório,a fazer a avaliação do mês e a organizar o portfólio, ou seja temos andado muito ocupadas.
Ah e já definimos o material que vamos utilisar no projecto do sistema solar.

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Reflexão Semanal


Depois de uma semana cheia de stress esta veio mesmo a calhar, não tivemos grandes preocupações, foi uma semana de pesquisae de estudos. Discutimos as escalas para a criação de uma maquete do Sistema Solar. Ah pois é, vocês ainda não sabiam, mas vai ser o nosso próximo projecto. Tivemos a pensar nos materiais que iremos utilizar e no sitio onde o nosso mini sitema solar será exposto. Tivemos algumas ideias,mas ainda não vos podemos contar, porque podemos não ter condições para as realizar. Também começamos a elaborar o relatório do primeiro período.

quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Reflexão Semanal

Fig.1 Exemplo de um dos marcadores distribuidos
Fig. 2 Capa do Panfleto

Esta semana foi a recta final para a conclusão dos marcadores e panfletos que tinhamos andado a criar.
Os marcadores eram sobre os signos, tinham o elemento, as características positivas, as características negativas e o planeta regente de cada signo.
Na 2ªfeira estivemos a dar os últimos retoques nos panfletos e nos marcadores e decidimos as cores das cartolinas que queriamos para os marcadores.
A 3ª feira foi o dia mais stressante... tivemos que imprimir e cortar todos os marcadores e, deparámo-nos com alguns problemas de imcompatibilidade de software, o que nos fez alterar as configurações iniciais. Tivemos também muito trabalho a dobrar todos os panfletos... cerca de 80!!!
E, na 4ª, finalmente, fomos a uma visita de estudo ao Planetário Calouste Gulbenkian ( foi para esta visita que preparámos estas coisas [lol])!!!
No Planetário visionámos como se formou o Universo, o Sistema Solar, vimos os planetas um a um e algumas das suas características, entre outras coisas... Gostámos de sessão em geral, mas houve algumas coisas que achamos que não foram devidamente explicadas... Como por exemplo, a influência do Sol e da Lua nas marés e os eclipses!
Após a sessão explicativa que tivemos no Planetário, presenteamos os alunos do 10º e 12º com os marcadores e panfletos... Todos gostaram muito e acharam algumas piada!!
Divertimo-nos muito nesta viagem... =)

terça-feira, 13 de novembro de 2007

Escorpiao



O signo deste mês é Escorpião. Então aqui estão as diferentes previsões que encontramos nas diversas revistas, desta semana:

- Mulher moderna: astrólogo Miguel de Sousa, de 5 a 11 de Novembro
Amor: Os problemas não lhe permitem viver serena.
Trabalho: Cuidado com os falsos amigos e a competição.
Saúde: Esta semana, vá ao médico de clínica geral.

- Vip: Astrólogo Miguel de Sousa de 7 a 13 de Novembro
Os problemas que surgem à volta do seu quotidiano não lhe permitem viver sentimentalmente de forma liberta, serena e compensadora. No trabalho não emita opiniões, não dê ouvidos a burburinhos e a ideias destrutivas. Cuidado com os fgalsos amigos dentro do mundo profissional.
Seja vigilante no campo financeiro.

- Caras: Astrologo Claudio Montez, de 14 de Novembro
Algumas confusoes, criadas por pessoas problematicas, podem instalar-se no campo laboral. Mantenha a serenidade para que não tenha de tomar decisoes que apenas afectarao o sua imagem perante as pessoas que o rodeiam.
No amor, não exagere nos ciumes. Mal entendidos mnarcarao este periodo. Reforce os seus niveis de confiança com quem lhe e querido. Na saude esteja atento a coluna vertebral.



Pedia novamente que deixassem a vossa opiniao sobre as previsoes astrologicas, nomeadamente se achas que são verdadeiras ou mera expeculaçao.

quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Reflexão Semanal


Durante esta semana continuamos com a elaboração dos marcadores.
Estamos um pouco atrasados, visto que é um pouco complicado organizá-los em tão pouco tempo e para tantos alunos, mas temos fé que tudo fique pronto a tempo.
De resto todos temos cumprido com tudo.

segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Reflexão semanal



Ao longo da semana, que passou, fizemos a nossa auto e hetero avaliação do mês de Outubro e criamos um cartaz para a divulgação do nosso blog (que foi afixado na na nossa escola).
Embelezamos o nosso portfólio e criamos os separadores individuais.
Procuramos informação sobre o programa que iremos assistir no planetário e com essa informação estamos a criar panfletos informativos para destribuirmos pelos participantes da visita, com o objectivos de os ajudarmos a compreenderem o que irão ver.
Cumprimos a nossa planificação e cada elemento colaborou nas tarefas desempenhadas.