CLICK HERE FOR THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES »

sexta-feira, 30 de novembro de 2007

O Céu de Dezembro


Com o decorrer dos dias e dos meses, a Terra tem vindo a ocupar posições relativas ao Sol que fazem com que ele se projecte na frente de estrelas que correspondem às constelações que ocupam a faixa do Zodíaco. POr isso torna-se impossivel avistar a constelação na qual o Sol se projecta, sendo apenas visível a que se encontrar à sua esquerda, se se olhar com atenção para a região do céu junto ao horizonte, no local em que o Sol acabou de se esconder. Assim, em Dezembro, é já difícil ver estrelas do Sagitário, sendo as do Capricórnio que se encontram junto ao horizonte, a Sudoeste.


Como Júpiter se projecta na constelação de Ofiuco (entre o Escorpião e o Sagitário), já não será porssível avistá-lo agora, tornando-se necessário esperar cerca de um mês para que volte a ser observável mas, então, de madrugada, quando se tiver "situado" à direita do Sol.


No entanto, iniciou-se já um longo período em que Marte será observável durante toda a noite. Situado a Norte de Orionte e apresentando-se actualmente no seu brilho máximo (por a distância entre a Terra e Marte ser agora das menores possíveis, apenas 88 milhões de quilómetros), o planeta vermelho brilha numa região do céu "rica" em estrelas de colorações notáveis.


Na véspera de Natal, a Lua "visitará" Marte, situando-se ligeiramente à sua esquerda, em plena Lua cheia.

0 comentários: