CLICK HERE FOR THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES »

quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Céu de Janeiro


Desculpem o atraso pela publicação, mas houve algumas complicações na obtenção da revista! (lol)
Este a constelação de Orionte marca (como sempre) a região central do conjunto dos agrupamentos de estrelas que são designadas por "constelações de Inverno". De facto, encontrando-se, ao princípio da noite, ainda perto do horizonte, a Este, elas elevam-se até passarem na direcção de Sul, descendo depois para Oeste mas encontrando-se ainda "longe" do horizonte quando o Sol nasce.

Acima de Orionte continua Marte, ainda relativamente perto da Terra (cerca de 92milhões de quilómetros), razão por que apresenta um brilho netável. Na noite de 19 para 20, o planeta vermelhor receberá a "visita" da Lua, que se colocará ligeiramente à sau direita para, na noite seguinte, se encontrar já à sua esquerda.

Três dias depois, será ocasião de Lua Cheia, e quem olhar a Lua a partir de locais da Terra onde seja noite (em Portigal serão 13h35), será que ela se projecta numa região do céu um pouco à direita do enxame estelar situado na direcção da constelação do Caranguejo. No entanto, às 21horas a Lua estará rigorosamente sobre o referido agrupamento de estrelas e um binóculo permitirá- se o céu estiver limpo- ver a Lua "salpicada" de estrelas à sua volta, que são, afinal, as da periferia do enxame.

Entretanto, no lado nortem a Ursa Maior foi surgindo cada vez mais elevada, a Nordeste, começando agora a ser bem visível ao princípio das noites e a constituir a tradicional ajuda para localizar a Estrela Polar.

0 comentários: