CLICK HERE FOR THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES »

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Estrelas

O que são as estrelas?






As estrelas são esferas de gases muito quentes, em cujo centro se produzem reacções de fusão nuclear que fazem delas uma fonte de luz e calor.
As estrelas são também os astros em torno dos quais muitos planetas giram, porque têm uma massa muito grande e isso faz com que haja uma enorme força gravítica em “puxa” os planetas.







Como evoluem as estrelas?
As estrelas nascem da contracção de vastas nuvens de matéria interestelar, as nebulosas.
E, as estrelas vão evoluir segundo a sua massa.




  • Existem estrelas de pequena massa, chamadas anãs castanhas, onde a combustão do hidrogénio nunca chega a iniciar a combustão do hidrogénio devido á falta de massa e, portanto, de temperaturas suficientes.





  • As estrelas como o nosso Sol vão ter uma sequência principal longa, e, quando todo o hidrogénio se estiver esgotado e só houver hélio, a estrela vai passar a Gigante Vermelha, e, depois esse hélio transforma-se em carbono ou oxigénio e passa a chamar-se Super Gigante Vermelha. Depois disso vão evoluir para nebulosas planetárias e, finalmente, para anãs brancas. Após isso extinguem-se lentamente.





  • Se a massa da estrela estiver entre 10 a 25 vezes a massa do Sol, também vai ter uma evolução muito parecido ao nosso sol, mas a na Super Gigante Vermelha o hélio vai-se transformar em carbono, oxigénio, néon, magnésio e quando explode pode libertar ferro. Depois explode completamente e torna-se muito mais brilhante (supernova), antes de se extinguir. Apenas fica o seu núcleo muito denso, que se contrai em seguida para produzir uma estrela de neutrões (se massa estiver entre 1,4 a 3 vezes do Sol) ou um buraco negro (se a massa for superior a 3 vezes a do Sol).

0 comentários: