CLICK HERE FOR THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES »

sábado, 8 de março de 2008

Céu de Março


O aspecto mais notável do céu de finais do Inverno é o facto de a constelação de Orioente ( e de todas as que se situam à sua volta) se situar francamente no quadrante de Oeste, ou seja, bem à direita da direcção Sul. Na verdade, tais constelações são designadas "constelações de inverno" por, no início dessa estação do ano, se avistarem durante toda a noite, o que já não acontece agora. Com efeito, bem antes do nascer do Sol já a referida região da esfera celeste mergulhou no horizonte, a Oeste.


Este como que "tombar" do céu para Oeste (quando observado à mesma hora) resulta da translação da Terra e do consequente movimento aparente do Sol que, colocando-se à frente de estrelas progressivamente mais para Este, faz com que elas se vão escondendo no horizonte nos lados de Oeste, enquanto outras vão surgindo no lado oposto. Por isso é bem visível, a Este, a constelação do Leão, agrupamento de estrelas que há um ou dois meses só se observava uma ou duas horas depois do pôr-do sol.


O mesmo movimento da Terra, faz com que, no lado norte, se aviste agora a Ursa Maior muito mais elevada, ao passo que a Cassiopeia se encontra mais próxima do horizonte.

Quanto aos planetas visíveis ao princípio das noites, Saturno continua (quase) estático no Leão, surgindo mais cedo do que no mês passado, pela mesma razão que a constelação se tornou agora visível. Entretanto, Marte terminou a sua retragradação, movimento em sentido contrário ao que geralmente apresenta no céu e o que o fez "aproximar-se" da estrela Alnath, a que marca o vértice inferior esquerdo do que parece um enorme pentágono desenhado pelas cinco estrelas mais brilhantes da constelação do Cocheiro. Agora, o planeta vermelho retomou7 o seu normal sentido de deslocamento, " afastando-se" progressivamente de Alnath em direcção à constelação dos Gémeos.


Como sempre, a Lua vai percorrendo a faixa da esfera celeste onde se encontram os planetas, razão por que algumas vezes se "encontrará" com eles. Assim, em Março (deste ano) o Quarto Crescente da Lua ocorrerá com o nosso satélite natural projectado no céu ligeiramente acima de Marte e, cinco dias depois, passará um pouco abaixo de SAturno. Depois, no dia 21, será Lua Cheia e ver-se-á então a Lua na direcção de estrelas da constelação da Virgem, francamente à esquerda da posição em que, no mês passado, se encontrava na noite do eclipse.

0 comentários: