CLICK HERE FOR THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES »

quarta-feira, 9 de abril de 2008

O céu de Abril


Embora já muito perto do horizonte, a Oeste, a constelação de Orionte continua visível ao princípio da noite. A sua estrela mais notável- Betelgeuse- apresente-se, como sempre, de brilho intenso e coloração avermelhada. Abaixo dela stiua-se a estrela mais brilhante de todo o céu- Sírio-, que fica também abaixo de outra de brilho considerável- Prócion-, a sétima estrela mais brilhante, das que se avistam de Portugal. Com estas três estrelas, é possível imaginar um triângulo enorme, aproximadamente equilátero, e que vai tombando para Oeste com o decorrer da noite.


Entretanto, no lado oposto, avista-se Espiga, a Estrela mais notável da constelação da Virgem e um pouco menos brilhante que Prócion. Um observador voltado para a aEspiga saberá que tem à sua frente o ponto cardeal Este e verá, um pouco mais acima, a Ursa Maior, com as sete estrelas mais brilhantes a surgirem mais um papagaio de lançar ao vento do que uma ursa. A curvatura sugerida pelas estrelas da cauda da Ursa Maior permite imaginar uma porção de arco de circunferência que, orientado para a Espiga, "obriga" a passar por Arcturo, uma outra estela de brilho intenso e cor avermelhada, à semelhança de Betelgeuse.


Os dois únicos planetas observáveis ao princípio das noites situam-sepracticamente a Sul, ficando Marte um pouco para a direita e Saturno ligeiramente à esquerda do referido ponto cardeal. No dia 12 de Abril (deste ano), a Lua alcançará a fase de Quarto Crescente e situar-se-á francamente à esquerda de Marte, mas ainda longe de Saturno. No entanto, três dias depois será a vez do nosso satélite natural se colocar à esquerda de Saturno, embora então mais "próximos" do plantea dos anéis do que havia estado de Marte.


Passados mais cinco dias ocorre a fase de Lua Cheia e será a Espiga que ficará lado a lado com a Lua.


0 comentários: