CLICK HERE FOR THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES »

segunda-feira, 5 de maio de 2008

Céu de Maio


A primeira metade do mês de Maio (deste ano) constitui um dos não muito frequentes período em que Mercúrio é bem visível no céu. Apesar de um pequeno planeta, a sua relativa proximidade à Terra (nesta ocasião apenas 146 milhões de quilómetros) faz com que a luz solar reflectida pela sua superfície seja suficientemente intensa para se poder confundir com uma estrela de brilho considerável. Por outro lado, a sua grande velocidade em volta do sol faz alterar rapidamente as suas posições no céu, razão por que, estando situado à direita da estrela de Aldebrão no dia 6, passará, em menos de 15 dias, para uma posição francamente à esquerda da referida estrela, com a qual rivalizará em brilho.
A localização de Mercúrio será, nesta ocasião, facilitada pela Lua que, no dia 6, um pouco mais de um dia depois da lua Nova, se colocará ligeiramente à sua direita.
Quatro dias depois, no dia 10, será a vez de a Lua se encontrar com Marte e, na data de Quarto Crescente (dia 12), se situar um pouco abaixo de Saturno. A última conjunção interessante da Lua com um astro de brilho notável, na primeira metade das noites deste mês de Maio, ocorrerá no dia 16, quando se situar à direita da Espiga, a estrela mais brilhante da constelação da Virgem.
Entretanto, no lado norte, a Cassiopeia é já dificilmente observável, por se encontrar mais próxima doo horizonte, ao passo que, pelo contrário, a Ursa Maior ocupa a sua maior altura possível no céu de Portugal. Como sempre, a curvatura da cauda da Ursa Maior segue o "caminho" para Arcturo e para a Espiga.

0 comentários: