CLICK HERE FOR THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES »

quarta-feira, 11 de junho de 2008

Fases da Lua

Nova

A Lua é nova quando a face visível da Lua voltada para a Terra não recebe nenhuma luz do Sol. Dizemos também que nesse dia a Lua está em conjunção com o Sol. A Lua Nova não é visível, a não ser durante os eclipses do Sol que, aliás, só acontecem quando é Lua Nova. A Lua Nova nasce por volta das seis horas da manhã e põe-se às seis da tarde, aproximadamente. Ou seja,ela transita pelo céu durante o dia.


Crescente

Cerca de sete dias e meio depois da Lua Nova, a Lua está 90° separada do Sol e está na quadratura ou primeiro quarto. É o quarto - crescente. A Lua nasce aproximadamente ao meio-dia e põe-se à meia-noite. O seu aspecto é o de um semicírculo voltado para o Oeste, 50% iluminada pelo Sol (situação que ocorre somente num momento específico).




Cheia


A Lua Cheia é visível durante toda a noite, nascendo por volta das dezoito horas e pondo-se às seis da manhã. Somente numa noite de Lua Cheia pode acontecer um eclipse lunar.


Minguante

Neste dia, o aspecto da Lua é de um semicírculo voltado para o Leste, também 50% iluminado num certo instante. A Lua nasce à meia-noite e põe-se ao meio-dia, aproximadamente. O quarto-minguante é também conhecido como quarto-decrescente.

1 comentários:

Unknown disse...

Muito boas as explicações de vocês :):):):)gostei muito!!!obrigado pela ajuda!!
#astronomia