CLICK HERE FOR THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES »

segunda-feira, 15 de outubro de 2007

História da Astronomia

Pré-história

Durante a pré-história pouco se fez, pois as circunstancias eram de sobrevivência, mas mesmo assim, pinturas rupestres representavam o Sol, a Lua e as estrelas, entre outras coisas. Estudando sítios megalíticos chegou-se à conclusão que os alinhamentos e círculos serviam como marcos indicadores de importantes pontos do horizonte como, por exemplo, as posições extremas do nascer do Sol e da Lua, durante um ano.
Esses monumentos megalíticos eram autênticos observatórios destinados à previsão de eclipses na Idade da Pedra.




Os Egípcios

No Egipto os túmulos dos faraós foram feitos de forma a ficarem com os lados orientados com os pontos cardeais. As pirâmides de Gize matem a orientação de 26 graus, permitindo que da câmara interior se visse a estrela polar e ao mesmo tempo que no vértice da pirâmide, se observava, no mesmo plano, o curso da noite e a passagem das constelações.



A Mesopotâmia

Foi na mesopotâmia que nasceu a astronomia, apesar de terem sida também os criadores da astrologia. A princípio observavam os astros por motivos místicos, mas com o passar do tempo, começaram a deixar o misticismo de lado i passaram a observar pela simples observação. Passaram de astrólogos a astrónomos. Apareceram, então, as primeiras aplicações de métodos matemáticos para exprimir os movimentos da Lua e dos outros planetas.



Os Caldeus

Os caldeus apercebendo-se de que a lua não tem luz própria e que é o astro mais próximo da Terra, constataram que os seus eclipses acontecem quando esta projecta um cone de sombra sobre o trajecto no espaço. Os caldeus observaram o retrocesso dos planetas na sua órbita devido ao movimento da Terra. Foram os caldeus que estabeleceram as dozes constelações do Zodíaco como Hoje as conhecemos, assim como o período de Saros, e o registo em placas de eclipses conjunções lunares, conjunções planetárias e cálculos de posicionamento no espaço, da Terra e da Lua.




A Grécia

Os gregos foram os primeiros a falar em esfera celeste e a considerar que esta girava em torno da Terra.

Astrónomos da Grécia antiga:
• Tales de Mileto pensava que a Terra era um disco plano numa vasta extensão de água.
• Pitágoras de Samos acreditava que todos os corpos celestes eram esféricos. Foi o primeiro a chamar Cosmos ao céu.
• Aristóteles de Estagira explicou os eclipses da Lua e do Sol e propôs que o Universo seria finito e esférico.
• Demócrito disse que a via Láctea era um exame de longínquas estrelas e assegurou que o espaço não tem limites.
• Heraclides de Pontus propôs que a Terra gira sobre o seu próprio eixo.
• Aristarco de Samos foi o primeiro a propor que a Terra se move em volta do Sol, antecipando Copérnico em quase 2000 anos.
• Erásteses fez o primeiro cálculo geodésico conhecido ao medir um fragmento de arco de meridiano terrestre, com uma tal precisão, que lhe permitiu avaliar o tamanho da Terra.
• Hiparco de Nicéia, considerado o maior astrónomo da era pré-cristã, construiu um observatório na ilha de Rodes onde, com as suas observações, compilou um catálogo com a posição no céu e a magnitude de 850 estrelas.
• Ptolomeu foi o último astrónomo importante da Antiguidade. É a ele que se deve uma representação geométrica do sistema solar, geocêntrica, com círculos e epiciclos. É este cientista que aprofunda o modelo de Aristóteles e formula a Teoria Geocêntrica, cuja principal questão se centrava no facto de ele considerar um modelo em que a Terra era o centro do Universo e o sol e os outros Planetas rodavam à sua volta.



Os Árabes

Os árabes conservaram as antigas sabedorias, mandou-se traduzir em árabe alguns escritos de Aristóteles e Euclides, assim como o Almagesto de Ptolomeu e construir os Observatórios de Damasco e Bagodá através dos quais foi possível determinar a obliquidade e a Elíptica, pelos nascimentos e ocasos do Sol nas datas dos Solstícios, bem como o valor do arco percorrido entre os trópicos.

1 comentários:

Juliana Pinto disse...

Parabéns pelo post! ;)