CLICK HERE FOR THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES »

segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Galáxias




1ºFoto - Exemplo de uma Galáxia Elíptica
2ºFoto - Exemplo de uma Galáxia Irregular

Há diferentes tipos de galáxias.Todas são formadas por milhares de milhões de estrelas que abarcam enormes distâncias no espaço.Desde as galáxias que fazem parte do Grupo Local, a que pertence a Via Lactéa, até às mais distantes, a mais de 10 000 milhoes de anos-luz.


As galáxias são o constituinte fundamental do universo e, apesar de distarem muito da Terra, não se observam através do telescópio como simples pontos de luz, mas manifestam-se como manchas luminosas de diferentes formas.
De uma forma simples, podem ser classificadas em galáxias elípticas, espirais e irregulares.

As elípticas são grandes aglomerados de estrelas, que tanto podem apresentar a forma de uma esfera perfeita (esferóide), como a de uma elipse achatada semelhante à de um ovo (lenticular). O seu achatamento aparente depende do que realmente têm e da posição do observador. São as maiores galáxias que encontramos no Universo (embora também existam galáxias elípticas anãs com apenas um milhão de estrelas), e normalmente estão presentes no centro de enormes enxames galácticos.

Mas as espirais são talvez as mais bonitas com os seus longos braços azuis, cheios de estrelas jovens e de nuvens de gás e poeira.
Os braços rodam em torno do núcleo onde existem estrelas mais velhas, demorando centenas de milhões de anos para dar uma única volta.

As irregulares tem forma assimétrica e bandas escuras pela absorção luminosa causada pela matéria opaca. Algumas parecem revelar colisões entre galáxias espirais que deviam ter enormes porporções.

Em movimento constante pelo Universo devido à expansão cósmica, as galáxias têm tendência a formarem grandes enxames galácticos, devido à acção da gravidade que as atrai. É, por isso, que nós fazemos parte de um enxame de galáxias, dominado pela Via Láctea e pela galáxia de Andrómeda, que são as maiores do nosso enxame local. Mas o Universo está cheio de enxames de galáxias.

Publicado por Inês Morgado

Corpos celestes

Vamos agora dar inicio a publicação da nossa pesquisa referente aos corpos celestes!

Corpos celestes ou objetos astronónicos são genericamente todos os astros que se encontram no cosmo, podem ser matérias fluidas, artificiais, naturais, ou quaisquer objetos que se encontrem no espaço sideral.

Como esta definição é muito abrangente escolhemos apenas alguns para corpos para estudar.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Reflexão Semanal

Durante esta semana continuamos as nossas pesquisas sobre os corpos celestes,
trabalhos que já estão em fase de conclusão.
Recebemos ainda uma resposta do Núcleo de Astronomia, que se propõem a ajudar-nos enriquecendo a nossa escola e o nosso projecto através de actividades dinâmicas.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Capricórnio


Os aniversariantes deste mês pertecem ao signo capricórnio. Em seguida é fornecida a informação encontrada em diferentes revistas desta semana, referente a este.

- Maria: astrólogo Miguel de Sousa, de 21 a 27 de Janeiro
Amor:Nesta fase,irá contar com o apoio da pessoa que ama para se sentir tranquila, pois ela revelar-lhe-á o amor que sente por si. Senão tiver um relacionamento, poderá vir a conhecer alguém que lhe trará uma grande segurança.
Dinhero: Encontrará o tempo necessário para formar na sua mente, um projecto audacioso ou até novas formas de funcionamento das tarefas mais rotineiras, não tenhe receio de expor as suas ideias.

- Lux: sociologa Maria Helena, de 21 a 27 de Janeiro
Carta da semana: Seis de Copas, que significa nostalgia.
Amor: seja mais afectuoso e confie no seu par. Evite pôr em causa a sua relação por coisas insignificantes.
Saúde: seja cuidadoso com aquilo que come pois o seu aparelho digestivo esta vulnerável.
Dinheiro: saber ouvir é uma virtude. Ouça a opinião dos seus colegas.
Conselho da semana: encare os seus amigos como um prelongamento da sua família.

- Dica da semana (jornal): astrólogo Miguel de Sousa, de 24 a 30 de Janeiro
As cartas escolhidas são o apoio e a mesa.
Se não possui qualquer relacionamento poderá vir a conhecer alguém que lhe trará uma grande segurança e lhe dará um grande alento.

sábado, 19 de janeiro de 2008

Reflexão Semanal


Olá...
Bom esta semana, foi muito trabalhosa, tivemos teste intermédio de matemática o que fez com que a nossa planificação não se conseguisse realizar totalmente, pois estavamos muito ansiosas e perdemos algum tempo da aula a prepararmo-nos para este.O que fez com que tivessemos que ficar com trabalhos extras para casa.

Entramos em contacto com possíveis entidades colaboradoras do nosso projecto, no sentido de nos ajudarem na realização do tal debate que haviamos falado, estamos á espera de uma resposta..:D

Iniciamos a construção de textos sobre os diferentes corpos celestes.

P.S: Gostariamos também de vos pedir que se conheceram algum astrologo que se encontre disponível para entrar num debate, nos contactar...Agradecidas =D

quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Céu de Janeiro


Desculpem o atraso pela publicação, mas houve algumas complicações na obtenção da revista! (lol)
Este a constelação de Orionte marca (como sempre) a região central do conjunto dos agrupamentos de estrelas que são designadas por "constelações de Inverno". De facto, encontrando-se, ao princípio da noite, ainda perto do horizonte, a Este, elas elevam-se até passarem na direcção de Sul, descendo depois para Oeste mas encontrando-se ainda "longe" do horizonte quando o Sol nasce.

Acima de Orionte continua Marte, ainda relativamente perto da Terra (cerca de 92milhões de quilómetros), razão por que apresenta um brilho netável. Na noite de 19 para 20, o planeta vermelhor receberá a "visita" da Lua, que se colocará ligeiramente à sau direita para, na noite seguinte, se encontrar já à sua esquerda.

Três dias depois, será ocasião de Lua Cheia, e quem olhar a Lua a partir de locais da Terra onde seja noite (em Portigal serão 13h35), será que ela se projecta numa região do céu um pouco à direita do enxame estelar situado na direcção da constelação do Caranguejo. No entanto, às 21horas a Lua estará rigorosamente sobre o referido agrupamento de estrelas e um binóculo permitirá- se o céu estiver limpo- ver a Lua "salpicada" de estrelas à sua volta, que são, afinal, as da periferia do enxame.

Entretanto, no lado nortem a Ursa Maior foi surgindo cada vez mais elevada, a Nordeste, começando agora a ser bem visível ao princípio das noites e a constituir a tradicional ajuda para localizar a Estrela Polar.

quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Reflexão semanal


Nesta primeira semana de volta ás aulinhas...

Debatemos as notas que obtivemos e fizemos um plano para que estas venham a ser cada vez melhores.
Começamos por seleccionar os temas que vamos abordar durante este período, depois dividimo-los e começá-mos a pesquisa sobre estes.
Discutimos também o material a utilizar para fazer a maquete do sistema solar à escala, no entanto, ainda não conseguimos chegar a uma conclusão, mas arranjá-mos um contacto que talvez nos possa ajudar.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Início de uma nova fase...


Olá!
Desde já desejamos um óptimo ano 2008, cheio de força para conseguirem alcançar os vossos objectivos.
Depois de umas férias merecedoras, aqui estamos nós de novo, prontas para meter as mãos na massa.
Tendo em conta as nossas notas para o próximo período, temos que melhorar o relatório, manter a organização do portfólio e preparar as tarefas com mais antecedência. Tivemos umas notas compensadoras o que nos trás ainda mais energia e motivação para que este projecto continue em frente. E como nunca paramos, esta semana já começámos a trabalhar. Estamos a organizar a nossa planificação de Janeiro e a discutir ideias para o nosso projecto do sistema solar à escala.
O nosso principal objectivo para este período é a realização de um debate "Astronomia vs Astrologia".