CLICK HERE FOR THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES »

segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Galáxias




1ºFoto - Exemplo de uma Galáxia Elíptica
2ºFoto - Exemplo de uma Galáxia Irregular

Há diferentes tipos de galáxias.Todas são formadas por milhares de milhões de estrelas que abarcam enormes distâncias no espaço.Desde as galáxias que fazem parte do Grupo Local, a que pertence a Via Lactéa, até às mais distantes, a mais de 10 000 milhoes de anos-luz.


As galáxias são o constituinte fundamental do universo e, apesar de distarem muito da Terra, não se observam através do telescópio como simples pontos de luz, mas manifestam-se como manchas luminosas de diferentes formas.
De uma forma simples, podem ser classificadas em galáxias elípticas, espirais e irregulares.

As elípticas são grandes aglomerados de estrelas, que tanto podem apresentar a forma de uma esfera perfeita (esferóide), como a de uma elipse achatada semelhante à de um ovo (lenticular). O seu achatamento aparente depende do que realmente têm e da posição do observador. São as maiores galáxias que encontramos no Universo (embora também existam galáxias elípticas anãs com apenas um milhão de estrelas), e normalmente estão presentes no centro de enormes enxames galácticos.

Mas as espirais são talvez as mais bonitas com os seus longos braços azuis, cheios de estrelas jovens e de nuvens de gás e poeira.
Os braços rodam em torno do núcleo onde existem estrelas mais velhas, demorando centenas de milhões de anos para dar uma única volta.

As irregulares tem forma assimétrica e bandas escuras pela absorção luminosa causada pela matéria opaca. Algumas parecem revelar colisões entre galáxias espirais que deviam ter enormes porporções.

Em movimento constante pelo Universo devido à expansão cósmica, as galáxias têm tendência a formarem grandes enxames galácticos, devido à acção da gravidade que as atrai. É, por isso, que nós fazemos parte de um enxame de galáxias, dominado pela Via Láctea e pela galáxia de Andrómeda, que são as maiores do nosso enxame local. Mas o Universo está cheio de enxames de galáxias.

Publicado por Inês Morgado

0 comentários: