CLICK HERE FOR THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES »

segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

História da astronomia

Renascimento


O renascimento foi muito importante em termos de conhecimentos científicos.
Copérnico evidenciou matematicamente o modelo heliocêntrico, no qual se afirma que o Sol está no centro do Universo.
Com a expansão marítima portuguesa houve grandes avanços nas técnicas de navegação que contribuíram para a astronomia, por exemplo a bússola ou o sextante.

O Tycho Brahe descobriu uma supernova na constelação de Cassiopeia.
No final do século XVI surgiu o astrónomo Johannes Kepler, e com a ajuda dos apontamentos de Tycho Baher concluiu que as órbitas não podiam ser circulares, mas eram elípticas.
Kepler contribuiu com as seguintes leis:

1.ª Lei - caracteriza a órbita dos planetas em relação à sua forma, indicando também qual a posição do sol em relação a estes.
2.ª Lei - Explica como varia o valor da velocidade de cada planeta, ao longo da sua orbita.
3.ª Lei – estabelece a relação entre os períodos de translação dos planetas e os tamanhos das suas órbitas.

Apesar do grande contributo de Kepler a grande revolução astronómica, nesta época deveu-se a Galileu Galileia juntamente com o advento da invenção do telescópio. Apesar de Galileu não ter sido o criador do telescópio, foi através dele que descobriu as luas de Júpiter. Até agora pensava-se que os corpos celestes apenas giravam em torno da Terra, mas com esta descoberta esta ideia foi ultrapassada.
Foi também o telescópio que permitiu a Galileu afirmar que Vénus e Mercúrio não emitem luz própria, apenas reflectem a luz emitida pelo sol, assim como acontece com o resto dos planetas, mas que até essa altura era desconhecido.

0 comentários: