CLICK HERE FOR THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES »

segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

História da astronomia

Astronomia e o Século XXI



É aqui onde o presente acontece. O que podemos dizer é que a astronomia se encontra em constante evolução, cada vez existe um melhor conhecimento do nosso Universo, o que nos tem sido possibilitado por um desenvolvimento desta. Não será de admirar grandes avanços nesta ciência pois já existem tecnologias e conhecimentos que o permitam. Daqui para a frente o que nos resta e ficar atentos e presenciar os próximos passos desta área do conhecimento, em constante renovação.



Astronomia e o Século XX



Pode-se dizer que neste século a astronomia “conheceu uma vitalidade no desempenho, uma riqueza na descoberta e uma dinâmica na evolução do conhecimento”.
Os avanços astronómicos neste século deveram-se aos progressos da Física e da Tecnologias, áreas inteiramente ligadas com a astronomia e das quais ela depende.

No início do século, o físico alemão Max Planck formulou a lei que cujo nome lhe foi atribuído em que afirma que: a energia de um fotão está inversamente relacionada com o comprimento de onda da luz.

A única informação que os astrónomos dispõem, no seu processo de observação das estrelas e galáxias distantes é a luz que recebem delas, ou seja ao analisar essa luz podem estudar a sua composição. A Lei de Planck foi um grande contributo e juntamente com outros conhecimentos e sabendo que cada elemento químico emite o seu próprio espectro, foi possível descobrir a composição química dos objectos distantes.

Foram estabelecidas as classes espectrais e provado como a temperatura da sua superfície afecta o seu espectro.
A partir de agora surge como características mais importantes no estudo das estrelas a temperatura, que determina a classe espectral e o seu tamanho, que determina a sua Classe Luminosa.

Shapley de Harvad demonstrou que o Sol não se localizava no centro da Via Láctea, a nossa galáctica.

Foi também neste século que se passou a considerar a existência de outras galáxias, devido a Edwin Hubble, que identificou a nebulosa de Andrómeda como uma galáxia diferente da nossa.

Entrou em funcionamento o primeiro dos grandes telescópios reflectores modernos.

Começa a ser defendida a teoria do Big Bang.

Albert Einstein dá um forte contributo para a astronomia ao interpretar a luz de maneira diferente da de Planck, apresentou o Efeito Fotoeléctrico.

O Mundo vive momentos de tensão com a chamada Guerra-fria. U.R.S.S. e E.U.A procuram a todo o custo assumir a posição de única super potência mundial. A Astronomia conheceu desenvolvimentos importantes com a corrida ao espaço iniciada pelos dois países. Teve então início uma sucessão de marcos da história da humanidade:
1957, a U.R.S.S. lança o Sputnik 1, o primeiro satélite artificial da Terra. Pouco depois, lançaria o Sputnik 2, com a cadela Laika a bordo.

0 comentários: