CLICK HERE FOR THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES »

sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Estamos de férias.... = )

Pois bem...
Hoje foi o último dia de aulas! OU seja... Já estamos de FÉRIAS! (yey)

Desejamos a todos um Bom Natal e...




um Feliz Ano Novo!

RecadosAnimados.com


~*~ Lindos recados animados
- Natal & Ano-Novo ~*~





Esperamos que tenham umas férias muito muito boas e que entrem no novo ano cheios de força d alegria!
Yey

segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

História da astronomia

Astronomia e o Século XXI



É aqui onde o presente acontece. O que podemos dizer é que a astronomia se encontra em constante evolução, cada vez existe um melhor conhecimento do nosso Universo, o que nos tem sido possibilitado por um desenvolvimento desta. Não será de admirar grandes avanços nesta ciência pois já existem tecnologias e conhecimentos que o permitam. Daqui para a frente o que nos resta e ficar atentos e presenciar os próximos passos desta área do conhecimento, em constante renovação.



Astronomia e o Século XX



Pode-se dizer que neste século a astronomia “conheceu uma vitalidade no desempenho, uma riqueza na descoberta e uma dinâmica na evolução do conhecimento”.
Os avanços astronómicos neste século deveram-se aos progressos da Física e da Tecnologias, áreas inteiramente ligadas com a astronomia e das quais ela depende.

No início do século, o físico alemão Max Planck formulou a lei que cujo nome lhe foi atribuído em que afirma que: a energia de um fotão está inversamente relacionada com o comprimento de onda da luz.

A única informação que os astrónomos dispõem, no seu processo de observação das estrelas e galáxias distantes é a luz que recebem delas, ou seja ao analisar essa luz podem estudar a sua composição. A Lei de Planck foi um grande contributo e juntamente com outros conhecimentos e sabendo que cada elemento químico emite o seu próprio espectro, foi possível descobrir a composição química dos objectos distantes.

Foram estabelecidas as classes espectrais e provado como a temperatura da sua superfície afecta o seu espectro.
A partir de agora surge como características mais importantes no estudo das estrelas a temperatura, que determina a classe espectral e o seu tamanho, que determina a sua Classe Luminosa.

Shapley de Harvad demonstrou que o Sol não se localizava no centro da Via Láctea, a nossa galáctica.

Foi também neste século que se passou a considerar a existência de outras galáxias, devido a Edwin Hubble, que identificou a nebulosa de Andrómeda como uma galáxia diferente da nossa.

Entrou em funcionamento o primeiro dos grandes telescópios reflectores modernos.

Começa a ser defendida a teoria do Big Bang.

Albert Einstein dá um forte contributo para a astronomia ao interpretar a luz de maneira diferente da de Planck, apresentou o Efeito Fotoeléctrico.

O Mundo vive momentos de tensão com a chamada Guerra-fria. U.R.S.S. e E.U.A procuram a todo o custo assumir a posição de única super potência mundial. A Astronomia conheceu desenvolvimentos importantes com a corrida ao espaço iniciada pelos dois países. Teve então início uma sucessão de marcos da história da humanidade:
1957, a U.R.S.S. lança o Sputnik 1, o primeiro satélite artificial da Terra. Pouco depois, lançaria o Sputnik 2, com a cadela Laika a bordo.

História da astronomia

Iluminismo


Este foi um movimento científico e cultural europeu que foi muito frutuíto para a ciência, o que também inclui a astronomia.

Sir Isaac Newton estabeleceu a Teoria da Gravitação Universal (1687), o que foi considerado um ponto de viragem na história da ciência.
Halley prevê o retorno do cometa Haley em 1758… E uns anos mais tarde vai descobrir o movimento das estrelas, que vai por fim á ideia das estrelas que estão fixas numa esfera de cristal.
James Bradley vai propor uma teoria (Teoria da Aberração das Estrelas Fixas) que vai levar a uma série de investigações que culminaram na formulação da Teoria da Relatividade. E, também mediu o diâmetro de Júpiter.
Kant propõe a hipótese da Origem dos Corpos Celestes.

História da astronomia

Renascimento


O renascimento foi muito importante em termos de conhecimentos científicos.
Copérnico evidenciou matematicamente o modelo heliocêntrico, no qual se afirma que o Sol está no centro do Universo.
Com a expansão marítima portuguesa houve grandes avanços nas técnicas de navegação que contribuíram para a astronomia, por exemplo a bússola ou o sextante.

O Tycho Brahe descobriu uma supernova na constelação de Cassiopeia.
No final do século XVI surgiu o astrónomo Johannes Kepler, e com a ajuda dos apontamentos de Tycho Baher concluiu que as órbitas não podiam ser circulares, mas eram elípticas.
Kepler contribuiu com as seguintes leis:

1.ª Lei - caracteriza a órbita dos planetas em relação à sua forma, indicando também qual a posição do sol em relação a estes.
2.ª Lei - Explica como varia o valor da velocidade de cada planeta, ao longo da sua orbita.
3.ª Lei – estabelece a relação entre os períodos de translação dos planetas e os tamanhos das suas órbitas.

Apesar do grande contributo de Kepler a grande revolução astronómica, nesta época deveu-se a Galileu Galileia juntamente com o advento da invenção do telescópio. Apesar de Galileu não ter sido o criador do telescópio, foi através dele que descobriu as luas de Júpiter. Até agora pensava-se que os corpos celestes apenas giravam em torno da Terra, mas com esta descoberta esta ideia foi ultrapassada.
Foi também o telescópio que permitiu a Galileu afirmar que Vénus e Mercúrio não emitem luz própria, apenas reflectem a luz emitida pelo sol, assim como acontece com o resto dos planetas, mas que até essa altura era desconhecido.

História da astronomia

Idade Média


A idade Média não nos deu muitos conhecimentos em termos científicos, isto porque o seu contexto histórico não o permitiu. Mas, ao nível da Pérsia e da Arábia houve alguns desenvolvimentos.
È formada uma escola de astronomia em Bagadad.
Houve alguns astrónomos chineses que observaram uma super nova na constelação Touro.

sexta-feira, 30 de novembro de 2007

O Céu de Dezembro


Com o decorrer dos dias e dos meses, a Terra tem vindo a ocupar posições relativas ao Sol que fazem com que ele se projecte na frente de estrelas que correspondem às constelações que ocupam a faixa do Zodíaco. POr isso torna-se impossivel avistar a constelação na qual o Sol se projecta, sendo apenas visível a que se encontrar à sua esquerda, se se olhar com atenção para a região do céu junto ao horizonte, no local em que o Sol acabou de se esconder. Assim, em Dezembro, é já difícil ver estrelas do Sagitário, sendo as do Capricórnio que se encontram junto ao horizonte, a Sudoeste.


Como Júpiter se projecta na constelação de Ofiuco (entre o Escorpião e o Sagitário), já não será porssível avistá-lo agora, tornando-se necessário esperar cerca de um mês para que volte a ser observável mas, então, de madrugada, quando se tiver "situado" à direita do Sol.


No entanto, iniciou-se já um longo período em que Marte será observável durante toda a noite. Situado a Norte de Orionte e apresentando-se actualmente no seu brilho máximo (por a distância entre a Terra e Marte ser agora das menores possíveis, apenas 88 milhões de quilómetros), o planeta vermelho brilha numa região do céu "rica" em estrelas de colorações notáveis.


Na véspera de Natal, a Lua "visitará" Marte, situando-se ligeiramente à sua esquerda, em plena Lua cheia.

quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Reflexão semanal


Durante esta semana temos estado a elaborar o relatório,a fazer a avaliação do mês e a organizar o portfólio, ou seja temos andado muito ocupadas.
Ah e já definimos o material que vamos utilisar no projecto do sistema solar.

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Reflexão Semanal


Depois de uma semana cheia de stress esta veio mesmo a calhar, não tivemos grandes preocupações, foi uma semana de pesquisae de estudos. Discutimos as escalas para a criação de uma maquete do Sistema Solar. Ah pois é, vocês ainda não sabiam, mas vai ser o nosso próximo projecto. Tivemos a pensar nos materiais que iremos utilizar e no sitio onde o nosso mini sitema solar será exposto. Tivemos algumas ideias,mas ainda não vos podemos contar, porque podemos não ter condições para as realizar. Também começamos a elaborar o relatório do primeiro período.

quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Reflexão Semanal

Fig.1 Exemplo de um dos marcadores distribuidos
Fig. 2 Capa do Panfleto

Esta semana foi a recta final para a conclusão dos marcadores e panfletos que tinhamos andado a criar.
Os marcadores eram sobre os signos, tinham o elemento, as características positivas, as características negativas e o planeta regente de cada signo.
Na 2ªfeira estivemos a dar os últimos retoques nos panfletos e nos marcadores e decidimos as cores das cartolinas que queriamos para os marcadores.
A 3ª feira foi o dia mais stressante... tivemos que imprimir e cortar todos os marcadores e, deparámo-nos com alguns problemas de imcompatibilidade de software, o que nos fez alterar as configurações iniciais. Tivemos também muito trabalho a dobrar todos os panfletos... cerca de 80!!!
E, na 4ª, finalmente, fomos a uma visita de estudo ao Planetário Calouste Gulbenkian ( foi para esta visita que preparámos estas coisas [lol])!!!
No Planetário visionámos como se formou o Universo, o Sistema Solar, vimos os planetas um a um e algumas das suas características, entre outras coisas... Gostámos de sessão em geral, mas houve algumas coisas que achamos que não foram devidamente explicadas... Como por exemplo, a influência do Sol e da Lua nas marés e os eclipses!
Após a sessão explicativa que tivemos no Planetário, presenteamos os alunos do 10º e 12º com os marcadores e panfletos... Todos gostaram muito e acharam algumas piada!!
Divertimo-nos muito nesta viagem... =)

terça-feira, 13 de novembro de 2007

Escorpiao



O signo deste mês é Escorpião. Então aqui estão as diferentes previsões que encontramos nas diversas revistas, desta semana:

- Mulher moderna: astrólogo Miguel de Sousa, de 5 a 11 de Novembro
Amor: Os problemas não lhe permitem viver serena.
Trabalho: Cuidado com os falsos amigos e a competição.
Saúde: Esta semana, vá ao médico de clínica geral.

- Vip: Astrólogo Miguel de Sousa de 7 a 13 de Novembro
Os problemas que surgem à volta do seu quotidiano não lhe permitem viver sentimentalmente de forma liberta, serena e compensadora. No trabalho não emita opiniões, não dê ouvidos a burburinhos e a ideias destrutivas. Cuidado com os fgalsos amigos dentro do mundo profissional.
Seja vigilante no campo financeiro.

- Caras: Astrologo Claudio Montez, de 14 de Novembro
Algumas confusoes, criadas por pessoas problematicas, podem instalar-se no campo laboral. Mantenha a serenidade para que não tenha de tomar decisoes que apenas afectarao o sua imagem perante as pessoas que o rodeiam.
No amor, não exagere nos ciumes. Mal entendidos mnarcarao este periodo. Reforce os seus niveis de confiança com quem lhe e querido. Na saude esteja atento a coluna vertebral.



Pedia novamente que deixassem a vossa opiniao sobre as previsoes astrologicas, nomeadamente se achas que são verdadeiras ou mera expeculaçao.

quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Reflexão Semanal


Durante esta semana continuamos com a elaboração dos marcadores.
Estamos um pouco atrasados, visto que é um pouco complicado organizá-los em tão pouco tempo e para tantos alunos, mas temos fé que tudo fique pronto a tempo.
De resto todos temos cumprido com tudo.

segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Reflexão semanal



Ao longo da semana, que passou, fizemos a nossa auto e hetero avaliação do mês de Outubro e criamos um cartaz para a divulgação do nosso blog (que foi afixado na na nossa escola).
Embelezamos o nosso portfólio e criamos os separadores individuais.
Procuramos informação sobre o programa que iremos assistir no planetário e com essa informação estamos a criar panfletos informativos para destribuirmos pelos participantes da visita, com o objectivos de os ajudarmos a compreenderem o que irão ver.
Cumprimos a nossa planificação e cada elemento colaborou nas tarefas desempenhadas.

terça-feira, 30 de outubro de 2007

O céu de Novembro


Com Júpiter já muito perto do horizonte ( a Sudoeste) logo ao principio das noites, será preciso esperar cerca de duas horas, após o ocaso, para que ( no lado oposto), surja outro planeta (Marte), que, esse sim, ficará visivel até ao nascer do Sol.
Quanto aos outros (observáveis á vista desarmada), só por volta das quatro da manhã ficarão bem visíveis Saturno e Vénus, enquanto Mercurio- que por nunca se afastar muito do Sol- só se avistará na segunda semana deste mês, por volta das 6 da manhã.
Quanto a estrelas e constelações, já não é possivel avistar Antares ( a estrela mais brilhante do Escorpião), pois toda a constelação está abaixo do horizonte, ao principo das noites, enquanto -no lado oposto- surgem já as caracteristicas " constelações de Inverno". O Touro, cm o notável "enxame aberto" designado por Plêiade, e um pouco mais para a esquerda, a quinta estrela mais brilhante de todo o céu, conhecida com o nome de Capela e que é a de maior brilho da constelação a que pertence, o Cocheiro.
Do lado Norte, só de lugares elevados e com horizontes desimpedidos será possivel ver a Ursa Maior, por, nesta época, se encontrar junto ao horizonte durante as primeiras horas da noite. Pelo contrário a Cassiopeia é visivel durante toda a noite, só se aproximando do horiznte- a Noroeste- já ás últimas horas da madrugada.

quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Reflexão Semanal

Esta semana:

As coisas não correram bem como tinhamos planeado, apareceu um novo projecto que teve prioridade.

Temos uma visita de estudo marcada, dia 14 de Novembro, ao Planetário, para qual nos temos que preparar fazendo uns folhetos informativos sobre o programa que vamos assistir no planetário e, também estamos a fazer uns marcadores de livros para oferecer.

Obtivemos uma resposta ao e-mail que tinhamos mandado na semana anterior. O nuclio de astronomia vai-nos ajudar... =D

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Reflexão Semanal


Estamos muito contentes! Esta semana conseguimos falar com o Presidente do Conselho Executivo, que se disponibilizou a ajudar no nosso Projecto.

Introduzimos no Blog informação, graças ao trabalho efectuado durante o fim de semana, pois esta foi uma semana um pouco atribulada com muito trabalho.

Está tudo a correr como planeado, agora só nos resta obter respostas de email's que enviamos para podermos desenvolver actividades relacionadas com o tema.

segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Balança



Esta semana escolhemos o signo balança, pois é o signo do mês. Aqui está o que encontramos nas diferentes revistas:

- Vip : astrólogo Miguel de Sousa, de 10 a 16 de Outubro
Conseguira planear a forma exacta de impressionar e conquistar a pessoa amada, envolvê-la com todo o seu charme e grande romantismo. Anime-se, crie objectivos e seja responsável pelas tarefas que lhe confiaram a si para executar.
Se planeia investir, deve deixar esses investimentos para mais tarde.

- Tv Mais: astrólogo Paulo Cardoso, de 5 a 11 de Outubro
Amor: Será fácil determinar os pontos fracos e fortes da vossa relação.
Trabalho: profunda noção da responsabilidade, auto controlo e serenidade.
Bem- Estar: Poderá não compreender algumas situações com que se vai deparar.

- Tv Dias: astrólogo Miguel de Sousa, de 3 a 9 de Outubro
Ser-lhe-á exigida uma forte capacidade de organização para poder fazer face aos obstáculos com eficácia e determinação. Não se deixe abater pela primeira força negativa que encontre. Vá à luta. Conseguirá planear a forma axacta de impressionar e conquistar a pessoa amada. Conseguirá envolve-la com todo o seu charme e grande romantismo. É mestre, quando quer surpreender. Anime-se, crie objectivos e tenha responsabilidades sobre as tarefas que lhe deram e que confiaram em si para executar. Se planeia investir, deve ter cuidado ou deixar esses investimentos para mais tarde. Faça algum desporto.

Zodíaco



A astronomia e a astrologia são duas áreas interligadas, então nós decidimos não só falar na astronomia mas também na astrologia.
Durante os próximos meses iremos comparar os diferentes signos em diversas revistas. Tirem as vossas conclusões e podem deixar a vossa opinião.

Se quiserem consultar os signos na Internet podem ir aos seguintes sítios:

http://astrologia.sapo.pt/Xz220

http://horoscopo.clix.pt/astrologia/horoscoposemanal/70500.html

História da Astronomia

Pré-história

Durante a pré-história pouco se fez, pois as circunstancias eram de sobrevivência, mas mesmo assim, pinturas rupestres representavam o Sol, a Lua e as estrelas, entre outras coisas. Estudando sítios megalíticos chegou-se à conclusão que os alinhamentos e círculos serviam como marcos indicadores de importantes pontos do horizonte como, por exemplo, as posições extremas do nascer do Sol e da Lua, durante um ano.
Esses monumentos megalíticos eram autênticos observatórios destinados à previsão de eclipses na Idade da Pedra.




Os Egípcios

No Egipto os túmulos dos faraós foram feitos de forma a ficarem com os lados orientados com os pontos cardeais. As pirâmides de Gize matem a orientação de 26 graus, permitindo que da câmara interior se visse a estrela polar e ao mesmo tempo que no vértice da pirâmide, se observava, no mesmo plano, o curso da noite e a passagem das constelações.



A Mesopotâmia

Foi na mesopotâmia que nasceu a astronomia, apesar de terem sida também os criadores da astrologia. A princípio observavam os astros por motivos místicos, mas com o passar do tempo, começaram a deixar o misticismo de lado i passaram a observar pela simples observação. Passaram de astrólogos a astrónomos. Apareceram, então, as primeiras aplicações de métodos matemáticos para exprimir os movimentos da Lua e dos outros planetas.



Os Caldeus

Os caldeus apercebendo-se de que a lua não tem luz própria e que é o astro mais próximo da Terra, constataram que os seus eclipses acontecem quando esta projecta um cone de sombra sobre o trajecto no espaço. Os caldeus observaram o retrocesso dos planetas na sua órbita devido ao movimento da Terra. Foram os caldeus que estabeleceram as dozes constelações do Zodíaco como Hoje as conhecemos, assim como o período de Saros, e o registo em placas de eclipses conjunções lunares, conjunções planetárias e cálculos de posicionamento no espaço, da Terra e da Lua.




A Grécia

Os gregos foram os primeiros a falar em esfera celeste e a considerar que esta girava em torno da Terra.

Astrónomos da Grécia antiga:
• Tales de Mileto pensava que a Terra era um disco plano numa vasta extensão de água.
• Pitágoras de Samos acreditava que todos os corpos celestes eram esféricos. Foi o primeiro a chamar Cosmos ao céu.
• Aristóteles de Estagira explicou os eclipses da Lua e do Sol e propôs que o Universo seria finito e esférico.
• Demócrito disse que a via Láctea era um exame de longínquas estrelas e assegurou que o espaço não tem limites.
• Heraclides de Pontus propôs que a Terra gira sobre o seu próprio eixo.
• Aristarco de Samos foi o primeiro a propor que a Terra se move em volta do Sol, antecipando Copérnico em quase 2000 anos.
• Erásteses fez o primeiro cálculo geodésico conhecido ao medir um fragmento de arco de meridiano terrestre, com uma tal precisão, que lhe permitiu avaliar o tamanho da Terra.
• Hiparco de Nicéia, considerado o maior astrónomo da era pré-cristã, construiu um observatório na ilha de Rodes onde, com as suas observações, compilou um catálogo com a posição no céu e a magnitude de 850 estrelas.
• Ptolomeu foi o último astrónomo importante da Antiguidade. É a ele que se deve uma representação geométrica do sistema solar, geocêntrica, com círculos e epiciclos. É este cientista que aprofunda o modelo de Aristóteles e formula a Teoria Geocêntrica, cuja principal questão se centrava no facto de ele considerar um modelo em que a Terra era o centro do Universo e o sol e os outros Planetas rodavam à sua volta.



Os Árabes

Os árabes conservaram as antigas sabedorias, mandou-se traduzir em árabe alguns escritos de Aristóteles e Euclides, assim como o Almagesto de Ptolomeu e construir os Observatórios de Damasco e Bagodá através dos quais foi possível determinar a obliquidade e a Elíptica, pelos nascimentos e ocasos do Sol nas datas dos Solstícios, bem como o valor do arco percorrido entre os trópicos.

Evolução da astronomia


Durante esta semana vamos contar-vos as mudanças e evolução que esta ciência tem presenciado ao longo dos tempo.

Pode parecer pouco interessante mas é necessário para uma melhor compreensão do nosso tema e para terem uma localização espacio-temporal dos acontecimentos mais marcantes.

quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Reflexão Semanal

Hello!! Para além de conseguirmos realizar tudo o que estava proposto na nossa planificação semanal, obtivemos algumas ideias para enriquecer o nosso trabalho.

Estamos bastante entusiasmadas com este trabalho.

Pedimos se faz favor a colaboração em relação a contactos de astrónomos e astrológos.

segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Astronomia


A astromia é uma ciência que estuda o movimento, a estrutura, a origem e a evolução dos corpos celestes e dos sistemas por eles formados.


A palavra astronomia deriva de duas palavras gregas, "astron" que significa astro, estrela e "nomos" que significa lei.


quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Reflexão semanal

Durante esta semana conseguimos realizar com sucesso todas as actividades que tinhamos planeado, exceptuando a introdução do tema no blog!

terça-feira, 2 de outubro de 2007



O céu em Outubro traz-nos a constelação Touro, que ao principio das noites emerge do horizonte a Este. Pelo contrário, deixa de se avistar, a Oeste, a constelação do Escorpião.


No dia 16 deste mês, o planeta Júpiter será "visitado" pela Lua, que irá estar num estado intermédio entre Lua-Nova e Quarto Crescente.


A Ursa Maior já é avistável muito perto do horizonte. Mas já não será possivel utilizá-la como método para encontrar a Esterla Polar. Como alternativa poderá usar, nos próximos três ou quatro meses, a Cassiopeia, constelação que se vê bem elevada a Nordeste.



Como utilizar o mapa do céu



Para utilizar este mapa:

Imprima esta imagem, vire-se para Sul e coloque a imagem sobre a sua cabeça, de modo que a seta fique apontada para Norte.

Mas pode-se virar para qualquer direcção desde que mantenha a seta apontada para Norte.


Os planetas e a Lua estarão sempre perto da eclíptica.

O resto do ceú representado no mapa corresponde às 21:00horas do dia 5.

A alteração que se verifica ao longo do mês, à mesma hora, não é muito importante. No entanto com o decorrer da noite, as estrelas mais o Oeste irão mergulhando no horizonte, enquanto do lado este vão surgindo outras, inicialmente não visíveis.